terça-feira, 29 de março de 2016

Dependência

Quando somos crianças, nós dependemos dos outros o tempo inteiro: se nossos pais ou outra pessoa que cuide de nós não nos alimentarem, morremos de fome, se não nos vestirem, passamos frio, se não nos derem banho, ficamos imundos rs e assim sucessivamente, até que começamos a aprender a fazer essas coisas sozinhos.
Então, proclamamos nosso grito de independência: eu sei tomar banho sozinho! Deixa que eu faço isso! Não quero usar essa roupa, quero usar aquela! Me deixa na esquina para meus amigos não verem que venho para a escola com minha mãe! Não quero comer agora! Me deixa sozinha! Eu sei o que estou fazendo!
Com essa atitude, pegamos todo o peso do mundo e colocamos em nossas próprias costas quase sem perceber. E obviamente, não aguentamos todo o peso do mundo - mal aguentamos o nosso próprio peso.
Então, a gente supera a fase da rebeldia e começa a perceber que a gente precisa de um amigo pra desabafar, de um colo de mãe para o coração curar, da ajuda da prima para o quarto arrumar, de um sorriso para nos inspirar, de uma voz doce para nos acalmar.
Porém, temos um pequeno bug que nos impede de reconhecer e aceitar isso tranquilamente: somos orgulhosos :(
Então, quando chega alguém que sabe mais que nós ou pode mais que nós, temos a mesma atitude imatura e dizemos: não, pode deixar que eu dou conta. E aí, a gente vai e faz tuuuuuuudo errado de novo e de novo e inúmeras vezes e volta com a cara lavada pedindo ajuda. rs sim, acontece com todos nós.

Um dia alguém me disse: "Dani, confia em mim?" e como o mundo todo estava muito pesado em minhas costas e tudo o que eu tinha feito não foi suficiente e eu já não via saída, respondi: "sim, aceito!" haha
Daquele dia em diante, gradualmente tudo foi ficando mais leve e mais leve até que, agora, eu conseguia aguentar. Mesmo quando doeu, quando fui contrariada ou quando não pude entender, foi tranquilo e deu pra encarar.

Sabe? Depender parece difícil mas não é tão difícil quanto parece.
Na verdade, a gente não sabe mesmo muita coisa. Na maior parte do tempo, a gente não sabe bem pra onde ir. E ter alguém pra nos falar "vem por aqui" deixa tudo TÃO mais simples que vale a pena até não fazer as coisas do nosso jeito de vez em quando. Experimente para ver! *-*


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, vai ser um prazer ler sua mensagem! Obrigada pelo tempo e pelo carinho. Espero que tenha gostado do blog e do texto :)