quarta-feira, 31 de maio de 2017

Porque parei de usar o Instagram

Tô me sentindo muito blogueirinha escrevendo esse texto, mas fui motivada pela notícia do G1 "Instagram é considerado a pior rede social para saúde mental dos jovens, segundo pesquisa".

No mês de dezembro eu estava trabalhando como Social media em um show, muito incomodada por não estar participando (ossos do ofício :S). Depois de um tempo, eu decidi que já tinha feito o suficiente e fui pro outro lado do ambiente, quando em deparei com uma galera fazendo lives. Olhei pro outro lado e foi a mesma coisa.
Então, me perguntei o porquê de essas pessoas pagarem um ingresso apenas para mostrar pros outros que estavam ali. Elas perdem o evento, não participam, não aproveitam, mas estão mostrando que estão ali.

Essa cena se repetiu em outros eventos e também a vejo no dia a dia: pessoas que PRECISAM tirar fotos, ostentar, gravar vídeos e na verdade nem estão gostando do que estão vivendo / experimentando / da companhia. E por que?

No evento lá de cima, eu decidi que não seria mais assim . E me perguntei qual a rede social em que há mais ostentação e logo a resposta foi bem clara. Demorei um pouco para conseguir, mas desde que deixei de usar o Instagram sinto: zero falta e sem a necessidade de ficar me afirmando por meio dessas postagens. Aliás, é até estranho quando posto diretamente no Facebook, mas às vezes preciso.

Como trabalho e sou apaixonada pelas mídias sociais, pela revolução que elas causaram na publicidade, no acesso à informação e etc., e sou meio viciadinha haha, confesso que não é tão fácil ter essa postura. Isso sem contar que às vezes pego o celular e não tem notificação nenhuma e fico meio sem o que fazer, o que é bom porque normalmente vou fazer outra coisa tipo ler e conversar com meus pais.

E exatamente como profissional de mídia, me pergunto qual é a necessidade disso, pra quê esse frenesi? A beleza da vida está no simples, naquele bate papo que não rendeu uma foto pra registrar, naquele céu visto da janela do trem que ninguém mais parece ligar, naquele passarinho correndo entre o arame farpado que só um fotógrafo profissional conseguiria registrar.

A beleza da vida também está na sua efemeridade. Então, pra quê registrar tudo? A gente vai acabar. A gente vai passar. E está tudo bem, assim como está tudo bem não ser magérrima, não ser feliz o tempo todo, não manjar MUITO da área que você atua a ponto de poder (e precisar) dar dicas, não ter a alimentação mais saudável nem nos lugares mais legais do mundo, mas comer marmita na copa do trabalho porque não tem mais VR ou porque tá com problemas no estômago, enfim, tá tudo bem só viver.

Diante de tudo isso, decidi não usar mais o Instagram. E você, por que usa essa rede social? Essa exposição (tanto sua quanto dos outros) te faz bem? O que acha da matéria que coloquei lá em cima? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, vai ser um prazer ler sua mensagem! Obrigada pelo tempo e pelo carinho. Espero que tenha gostado do blog e do texto :)