quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Envelhecendo

"— Ontem era jovem — disse ela. — Quando ri de ti. Agora sei que as pessoas no seu mundo não gostam que se riam delas.
— Você diz que era jovem?
 — Sim.
— Mas então hoje não é jovem também?
Ela pareceu pensar por uns momentos, tão atentamente que as flores lhe caíram, desprezadas, da mão.
— Entendo agora — disse ela, então. — É muito estranho dizer que se é novo no momento em que se está a falar. Mas amanhã estarei mais velha. E então hei de dizer que era jovem hoje. Tem toda a razão. Trazes contigo grande sabedoria, oh Homem Malhado.
— Que quer dizer?
— Este olhar para trás e para diante ao longo de uma linha e verificar como um dia tem uma certa aparência quando se aproxima e outra quando estamos nele e uma terceira quando eleja ficou para trás. Tal como as ondas.
— Mas ontem pouco mais velha eras.
— Como é que sabe isso?
— Quero dizer — disse Ransom —, uma noite não é assim tanto tempo.
Ela pensou de novo e depois, de repente, falou, o rosto iluminado:
— Estou agora a ver — disse. — Pensa que o tempo tem dimensão própria. Uma noite é sempre uma noite, faça o que fizer durante ela, e desta árvore até àquela são sempre tantos passos, quer os dê depressa ou devagar. Suponho que de certa maneira é assim. Mas as ondas nem sempre chegam a intervalos iguais. Vejo que vem de um mundo cheio de sabedoria... Se é que isto é sabedoria. Antes nunca o tinha feito... passar para o lado da vida e olhar para mim própria, estando a viver, como se não estivesse viva. Todos fazem isso no seu mundo, Malhado?" Perelandra (1943), C. S. Lewis - pg 90/91 

Lewis ganhou mais uma fã. E seus personagens também. E lendo Perelandra, me sinto como Ransom: encantado e ao mesmo tempo assustado com a alienígena tão parecida com ele.
Essa frase, repetida várias vezes pela personagem, me fez pensar em nossa condição como seres humanos e te convido a vir nessa viagem comigo haha

Por muitas vezes, me deparei com coisas em que acreditava no passado - em meus textos, registros, memórias do facebook kkk - e ou fiquei ok porque é algo com que ainda concordo ou quis apagar porque eu era uma boba de acreditar naquilo (e apaguei alguns :D) ou discordei plenamente da minha opinião antiga e quis discutir com a Dani do passado pra mostrar o quanto ela estava errada.
Há pouco menos de um ano, por exemplo, tomei a decisão de tirar do ar meu blog com mais de 30 mil visualizações porque percebi que minha visão estava totalmente errada.
O fato é que não importa qual tenha sido a minha reação, isso não muda quem eu era e em que acreditei.

Porém, como diz a personagem de Lewis, hoje sou mais velha do que antes - o que significa que cresci, que evoluí e ver o registro disso mostra a importância de ter passado por todos os processos pelos quais passei.

Voltando ao meu blog, não o excluí e não me arrependo de minha decisão. Porque aquela é a minha história e cabe a mim lembrar dela, mas não estaria fazendo um bem à humanidade espalhando ideais erradas por aí e por isso, o tirei do ar.

Muitas vezes, a gente fica com vergonha dessas coisas porque realmente eram besteira e realmente estávamos errados, mas elas são importantes para registrar a nossa evolução e amanhã ou depois, olharemos para o nosso hoje e veremos, ainda, o quanto evoluímos diante de tudo o que vivemos.

De qualquer forma, muitas das nossas ideias ruins só nos deixam quando passamos por situações que nos fazem enxergá-las com outros olhos. E várias vezes essas situações são dolorosas, difíceis ou chatas de enfrentar. Contudo, olhe como elas são importantes.
Muitas vezes, não queremos sair do nosso conforto e crescer ou "envelhecer", mas o preço vale a pena, pois se somos pessoas melhores que ontem devido ao que vivemos, que amanhã sejamos ainda melhores, mesmo que tenhamos que passar por dificuldades.

Mesmo que você não receba a visita de um extra terrestre para te fazer mais velho hoje, aproveite as oportunidades que a vida dá para refletir e absorver o conhecimento ao redor para crescer e se tornar alguém melhor! Não desanima não ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, vai ser um prazer ler sua mensagem! Obrigada pelo tempo e pelo carinho. Espero que tenha gostado do blog e do texto :)