domingo, 17 de setembro de 2017

Intense

A intensidade é uma característica que tenho. Sempre gostei dela com a mesma intensidade que a odiei.
Em uma virada de ano, desejei que aquele fosse um ano intenso. No final desse ano, aprendi a lição: é melhor tomar cuidado com o que peço.
Essa intensidade aumenta tudo. Se gosto, se não gosto, se estou triste, se estou alegre, se estou próxima, se estou distante, se estou tranquila, se estou cansada, pode ter certeza de que sempre é muito.
Por isso não entendo quem escolhe um estilo de vida pacato ou raso.
Entrar em um projeto ou relacionamento só me faz sentido se for para entrar de cabeça, me jogar, me envolver, cuidar, opinar.
Claro que já fiz isso muito errado. Hoje tenho aprendido que intensidade não é sinônimo de dominação, que ninguém tem obrigação de nada comigo e que muitas vezes é sozinha mesmo que eu tenho que me virar.
E aprender essas coisas me trouxe a uma nova fase. Prefiro o equilíbrio, que pra mim é ainda mais difícil de encontrar. Prefiro a leveza e aprender a lidar com minhas próprias carências e limitações. Mas ainda assim, prefiro ir ao fundo. Sofrer o que tenho que sofrer por conta do envolvimento, aprender o que tenho que aprender, crescer o que tenho que crescer. 
Eu só não consigo achar que relacionamentos e projetos rasos são o suficiente.
Por que manter a distância? Por que se importar só quando isso me beneficia? Por que não chorar com quem está triste e sorrir com quem está alegre? Por que agir como se não tivesse nada a ver comigo? Por que não se envolver intensamente, mesmo que para isso seja necessário e super saudável estabelecer limites?

Diante da liquidez, minha intensidade tende a dizer: é melhor ficarmos só nós, miga. Eu concordo, mas entendo que é necessário ir além do meu conforto pra que as coisas possam ficar um pouco mais sólidas. Sei que mesmo meu esforço todo muitas vezes não é suficiente, e que nem sempre tenho razão, mas sempre vale tentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, vai ser um prazer ler sua mensagem! Obrigada pelo tempo e pelo carinho. Espero que tenha gostado do blog e do texto :)