sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Meu lar

Quinta-feira, dia de evento. Vocês sabem como é, né? Esse pessoal da comunicação adora um evento. Depois de quase moher na subida da 9 de julho pra Paulista (sedentarismo, sacomé né? :/), avisei minha mãe que estava voltando pra casa e ela me disse que iria sair e não nos veríamos quando eu chegasse. No ônibus, estava incomodada, tentando ler um livro um pouco nebuloso, com medo de ser assaltada e com frio. Quase corri na rua da minha casa – precisava chegar logo em meu abrigo. Abri o portão desconfiada, corri pelo quintal e então, abri a porta.

Abri a porta e me veio um ar quente com cheiro de lar, cheiro de infância: o cheiro da comida da minha mãe, que é tão forte, tão seu, que eu achei que ela estivesse em casa. Cheguei a chamá-la e demorei alguns segundos para me lembrar de que ela me disse que iria sair. Percebi, então, o que faz da minha casa o meu lar.

As lembranças mais fortes de minha infância que envolvem o dia-a-dia em minha casa têm uma cena parecida: eu estava no quarto, brincando de casinha, enquanto minha mãe cozinhava para esperarmos meu pai chegar do serviço. Me lembro daquele cheiro de comida, de alho refogado, de feijão recém-temperado, de carne moída com batata, aquele cheio de amor que envolvia todo o ambiente e deixou sua marca na minha infância.

Quando abri a porta e senti aquele cheiro de amor, pensei que um dia chegarei em casa e não terei mais a comida da minha mãe pronta para me esperar. Sei que a morte um dia chegará para todos nós, mas antes disso, sei que a vida vai mudar porque essa é a consequência de crescer, assim como não brinco mais de boneca enquanto ela prepara o jantar.


Essas mudanças são o que tornam a vida bela. Meus pais já não são mais super heróis. Têm defeitos, problemas, dúvidas, medos, ficam doentes e hoje compartilham todas essas situações comigo. E, como parte de me tornar adulta, aprendi a amá-los ainda mais quando conheci suas limitações. Nossa história e lembranças são o que nos fazem família e, onde estamos juntos, estou no meu lar ♥

2 comentários:

Oi, vai ser um prazer ler sua mensagem! Obrigada pelo tempo e pelo carinho. Espero que tenha gostado do blog e do texto :)